Seguidores

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

AS LAMENTAÇÕES DOS EXCLUÍDOS

                                                                             
- Que alvoroço é este? Por que tantas pessoas junto á aquele carro?
- Parece que irão falar de um deus diferente; respondeu seu companheiro, o qual também estava curioso para saber daquele ajuntamento.
- Mas, será que há outros ídolos protetores além dos nossos? Ou, algum deus que se importa conosco?
Um terceiro retrucou em tom grosseiro:
- Vamos ver o que vai acontecer, talvez alguém nos ajude a livrar desta vida de miséria.
O silêncio era completo, mas as constantes mudanças faciais indicava seus sentimentos e clara compreenção do filme. Vi muita gente rindo silenciosamente, várias mulheres chorando, outras virando o rosto no momento da crucificação. As vezes o semblante de alguns era de surpresa, indignação, contrição, felicidade, esperança, e, e agora? Ainda sentados após o filme e no silêncio daquela multidão era como alguém gritando em nossos ouvidos: E agora, o que precisamos fazer? O que esta história tem haver conosco?
No término da apresentação, Ramesh falou-lhes com muita graça e unção. Destribuimos novos testamentos em Hindi. Estavam presente em torno de 500 pessoas. Lentamente foi diluindo a multidão e novos questionamentos surgiram com alguns que ficaram e que buscavam respostas.
- Se tudo isto é verdade, porque ela ficou oculta por tanto tempo?
-Jesus não ficou oculto por todos estes anos, são vocês que nunca perguntaram por Ele; respondeu um dos nossos evangelistas, demonstrando zelo, sabedoria e querendo ser o fiel escudeiro da justiça de Deus.
Um daqueles aldeões visivelmente irritado rebateu:
- Como nós poderíamos perguntar por alguém que nunca vimos ou que nunca ouvimos falar?
No vácuo daquele silêncio, a lógica foi enaltecida. Então, outro arqueiro entosou seu arco e outra flecha entrou pelas juntas da nossa armadura:
- Você acha que nós iríamos permanecer como estamos se soubéssemos de tudo isto?
Quando vi que nossos irmãos não tinha palavras para lhes responder, através de um interprete falei-lhes:
- Todos nós temos uma oportunidade na vida, este é o tempo de vocês.
Ohoo... coitado dele!! foi separar briga de ursos!! É assim que todos iriam dizer ao ver-me alvejado por várias direções; notei que meu escudo era como um “tabuleiro de pirolito”:
- Eu tenho agora esta oportunidade, mas o que será dos meus parentes que moram em outras aldeias? Quem irá até eles? O que será dos meus parentes que morreram e nunca ouviram falar desta salvação, deste tal batismo e deste Jesus?
Atordoado, finalmente deram o golpe de misericórdia:
- Se anunciar este evangelho é tão importante então porque vocês o omitiram de nós?
Confuso e perplexo com o rumo daquela conversa, e como alguém com o orgulho ferido, precisava mostrar que ainda estava vivo, ainda tive forças para dizer-lhes:
- Na verdade são poucos os que odedecem a ordem de ir e levar estas Boas Novas.
Foram novamente rápido no gatilho:  
- Poucos?! Mas parece que este Jesus tem muitos seguidores, vimos isto no filme.
Ao ouvir isto, levantei-me do pó e da cinza, removi meu pano de saco, me ungi com óleo fresco, e, ainda que clamando no deserto, de forma altruísta e honesta lhes falei:
- "Realmente, somos muitos milhões espalhados pelo mundo; no Brasil há mais de 20 milhões; mas, são pouquíssimos que se importam com vocês. Há grandes e bonitas construções na minha cidade, as quais o povo que fala minha língua chama de "templos” ou “Igrejas"; tanto os grandes como os pequenos estão cheios. Há muitos lideres renomados entre meu povo, como vossos lideres tribais, que poderiam ser os primeiros para promover a felicidade eterna de muitos milhões nesta e em outras terras. Mas, tanto os grandes como os pequenos, estão muito ocupados com a evangelização de suas aldeias, concentrados em seus projetos locais. Confortados e seguros em seus ministérios “bem sucedidos“, seus empregos eclésiasticos e muito dinheiro sendo investido nestes projetos e em suas cidades. Mas, não temos tido o zelo e o interesse de cruzar a barreira da omissão, da razão e do comodismo. Quero ainda dizer-lhes que Deus usará apenas os cinco pães e dois peixinhos para alimentar tão grande multidão".
*Confrontos como este, como são difíceis de ouvir e principalmente para responder. Se fossem escritos, teríamos um livro que poderíamos chamá-lo de “Lamentações dos Excluídos”, ou: "Omissão de Socorro", ou: "Deus proverá Salvação para Todos", ou: "Primeiro os da Minha Cidade", ou: “Cada Qual com o Seu Chamado”, ou: “No Tempo de Deus eu Irei”, ou: “Cada um por si e Deus Para Todos”, ou: “Ainda há Tempo para Eles”, ou: “Ainda há Quatro Meses Para á Ceifa”, ou “O Clamor de Um Intercessor: Deus envia o Joaquim” ou, "Tenho Feito Muito, Deus Levantara Outros", ou: "Não Tenho Obreiros e Nem Dinheiro, o que Fazer?", ou: "Meus Líderes Não tem Visão de Missões", ou: "Após Completar Meu Seminário Irei", ou: "Sou Muito Jovem Para Tão Grande Obra", ou: "Vou Trabalhar, Ajuntar Dinheiro...", "Sou Velho...", "Estudarei meus filhos...", "Após casar meus filhos...", "Estou perto de me aposentar...". Ufa!!!!!!!!! 
Enquanto isto, as almas continuam afogando e continuamos como espectadores destas mortes.  
- Apenas em Bihar são em torno de 82 milhões de almas em 32 mil aldeias e cidades.
- Em mais de 30 mil o evangelho ainda não chegou.
- Temos penetrado em apenas 120 aldeias.
Tivemos a grande alegria de promovermos um encontro com 80% dos nossos novos irmãos. Estiveram presente no domingo dia 08/12, uns 160 irmãos que vieram das sete novas Igrejas que nasceram nas aldeias. Outros 40 vieram como convidados os quais foram profundamente tocados pela pregação da palavra e pelas orações com imposição de mãos. No final tivemos um abençoado almoço, muita comunhão e congratulação.
Estando aqui, entranhados nesta seara é constrangedor para mim falar em feliz natal; Jesus ainda não se revelou e nem nasceu no coração deste grande povo. Mas, para você que tem este imensuravel conhecimento que um dia Ele nasceu, feliz comemoração e um ano novo repleto da presença dEle. Aleluia! Jesus é Senhor, o Verdadeiro Deus.   
Com alegria, ações de graça e gratidão.
 * Esta história, descrita acima, é um apanhado de conversas que acontece pelas aldeias onde entramos.

Robson Oliveira
Bradesco
Agência 2212 digito 8
Conta Corrente: 3404 digito 5

Um comentário:

  1. Shalom!

    Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti e toda a sua família.

    Medite no Sl 36.8,9

    Nele, Pr Marcello

    Visite>> http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o texto: Paulo e a citação do poeta Epimênides - Tito 1.12

    ResponderExcluir