Seguidores

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS QUE CHEGAM DA ÍNDIA - ROBSON


Queridos amigos e irmãos,
Abaixo se encontra o capitulo nove do meu último livro: Lirios na Terra do Fogo. Eh um resumo bem condensado do tipo de trabalho que temos desenvolvido nestes últimos 6 anos aqui no Norte da Índia.
Os anexos são fotos do fruto deste trabalho.
Como já lhes informei anteriormente, estas Igrejas nos lares, em torno de 88, tem crescido maravilhosa sob a liderança da Igreja de BH e SP. O modelo de Igrejas no Lares, desenvolvido por estes irmãos de BH e SP (José Maria e Carlos e João Bium, Willian e Hélio), foi a base do sucesso para um crescimento tão extraordinário. Tudo isto encaixou-se perfeitamente com a nossa realidade e uma forma mais eficiente de fazer discípulos e de multiplicação.
Robson

Sidarta Gautama – Breve História Sob Luz Bíblica

Como falar de Buda sem mencionar sua trajetória? Como falar de “iluminação” sem falar de Bodhgaya? E, como falar do budismo sem mencionar Bihar, Nalanda, filosofia, Nirvana, seguidores...
Se para qualquer historiador, estudioso ou seguidor do budismo, dizer que estas poucas linhas seriam um resumo da vida de Sidarta Gautama, protestariam dizendo ser um texto extremamente limitado de alguém que viveu 54 anos de uma intensa atividade “missionária”. O que então diriam se tentássemos compilar tudo em três páginas, os 2500 anos da história Budista?
É uma tarefa difícil resumir em poucas páginas tudo isto. É como resumir uma enciclopédia em poucos parágrafos. Mas, nosso objetivo aqui é apenas uma introdução, como subir um degrau de uma escada, para chegarmos à nossa meta final.  É despertar a Igreja para concluir a tarefa inacabada de trazer a redenção ao mundo budista em nome de Jesus.   
O nome Buda é de fato um título e não um nome. Significa “O Iluminado”.
Registros históricos dizem que nasceu em Lumbini, hoje patrimônio mundial da UNESCO, no ano 536 a/C. Isto foi no final do ministério de Daniel; ao final dos setenta anos de cativeiro de Israel.
Isto se deu através de um decreto no inicio do reinado de Ciro, rei da Pérsia (539/530 A.C.), determinando o retorno dos judeus a Jerusalém para edificar o antigo templo de Salomão, que fora destruído por Nabucodonozor.
Aquela campanha de retorno foi liderada por Zorobabel, um descendente de Davi, onde perto de 60.000 mil pessoas atenderam o chamado. Trouxe consigo todos os utensílios “sagrados” do templo e fora pessoalmente encarregado de lançar o fundamento daquele novo edifício.
Incrível, a perfeita ordem cronológica: No ano da edificação do altar de sacrifício, em 536, Sidarta Guatama nascera.
Ele foi contemporâneo dos profetas Ageu e Zacarias o qual profetizava acerca do Messias, o Verdadeiro Iluminado.
Conforme Zacarias 5:5-11, duas potestades se levantaria e estabeleceria seu império na região de Sinar, extremo oeste do Iraque; divisa entre Oriente e Ocidente e o grande corredor entre estas duas partes do mundo.
Mais adiante, no capítulo onze, explicaremos acerca destas duas potestades.
Em Zc 3, há uma veemente oposição de Satanás a Zorobabel e Josué, o sumo sacerdote, contra aquela iniciativa de restaurar o templo e o altar de sacrifício. Ele resistiu a Josué por este não ter legalidade espiritual de ser intercessor e mediador entre Deus e os homens.
Satanás entendera tudo que estava sendo profetizado e ouvira a profecia de Zc 9:9: “Alegre-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e Salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta”.
Como Deus enviaria O Justo, o Salvador, assim Satanás iria trabalhar para encontrar o seu “justo”, seu “Messias”.
Assim, seu “iluminado” também seria príncipe, filho de rei, que renunciaria a tudo: palácio, reino, honra e família. Assim, aos 30 anos, ele deixara o palácio, seu pai e todo conforto, e, também como Cristo, seguiria para o seu “deserto”. Mas, seis anos depois, Satanáz o levantaria da sombra daquele grande árvore, em Bodhgaya, Bihar, e o faria o “Messias do Oriente”. 
Isto se deu exatamente no ano 500, nos dias da profecia de Zacarias, quando este viu Jesus, numa visão futura e profética, entrando triunfante em Jerusalém. Da mesma maneira, entre aclamações e louvor, Buda entraria em todas as cidades de sua peregrinacao.
Gautama ao nacer em Lumbini, viveu grande parte da sua juventude perto dali, na cidade de Capilavastu, capital do império de seu pai, nos contrafortes do Himalaia: atualmente o Nepal. Seu império extendia-se até a uma vasta região ao Norte da Índia.
Aos 29 anos teve quatro visões. Na primeira, ele viu um velho: na segunda, viu um homem doente e, na terceira, um cadáver. Na quarta visão ele encontrou um viajante santo.
As três primeiras visões convenceram-no de que a vida implica envelhecimento, doença e morte. A visão do homem santo convenceu-o de que ele deveria deixar a sua esposa e o filho recém-nascido, Rahula, e procurar e iluminação religiosa. Tal esclarecimento o libertaria do sofrimento da vida.
Para mim, sem nenhuma dúvida, aqui foi a chave onde o Diabo abriu a alma deste homem, preparando-o para seu plano que aconteceria seis anos depois.
Até então, como príncipe, vivera em seu luxuoso palácio, nas delícias de tudo que este mundo poderia oferecer. Apesar de ter tantas mulheres quanto quisesse, oficialmente, aos 20 anos, casou-se para dar ao reino uma princesa, a qual seria a futura rainha. Seu pai sonhava que ele fosse um grande guerreiro e assim pudesse ter experiência para a provável sucessão ao trono.
Estas visões tiveram um impacto tão radical que levou-o abandonar tudo para se tornar um eremita pedinte. Estas e outras histórias, não contam com registros conclusivos, visto a história do budismo ter sido escrita por seus discípulos e não por historiadores. Entretanto, é impressionante, como estes acontecimentos se encaixam em ordem cronológica, histórica e espiritualmente.
Assim, renunciou seu berço de ouro, e foi levado pelas estradas e sombras das árvores. Algo, porém foi significativo: uma singular admiração e atração que os sadus, peregrinos religiosos e abnegados homens sem destino, lhe produziram.
Isto aconteceu numa época de grande inquietude interior, mística religiosa, adoração a muitos deuses e farta filosofia de um Oriente que, nada, ou, muito pouco, conhecia o que os profetas em Israel profetizavam.
Por ser de linhagem real, título o qual renegava veemente, atraiu muitos curiosos e seguidores, os quais logo o abandonavam, apesar de sempre estar sendo seguido por admiradores e curiosos.
Inspirado na vida e na filosofia religiosa de alguns destes homens “santos”, peregrinou pelas vastas campinas e florestas de Bihar. Em toda cidade e povoado que parava, atraía muita gente para fazer-lhe perguntas. Como um iniciante ascético, exagerou pela busca da libertação do “eu”: jejuns, longos exercícios de meditação e caminhadas, leituras e repetição de mantras, nada podia trazer-lhe a paz, o gozo  e uma realização interior.
Assim, chegou numa bela região o qual poderia se dizer o oásis daquelas paragens. Verde exuberante, lagos, rios de águas cristalinas e nascentes. Nesta vasta área, perto da cidade de Gaya, como antes, pregava a igualdade entre os homens e uma filosofia de vida onde nosso próximo era nosso próprio “eu” e ajudando-o em seu carma estaríamos ajudando a nós mesmos. Assim, o conflito foi inevitável com os brâmanes e outros poderosos senhores locais, que historicamente, religiosamente, socialmente e por nascimento, “eram superiores”.
Devido a algumas ameaças, perseguições e supostas tentativas de assassinato, foi morar numa cova encravada numa das belas montanhas, a uns 12 km de seus opositores. Também, uma bela região com algumas aldeias adjacentes. Morou ali por cinco anos e duas semanas. Ainda hoje aquela cova de rocha está intacta, é visitada como um lugar “santo”.
Vinham a ele pessoas de várias regiões, buscando respostas em sua sabedoria. Este assédio, as perguntas para as quais ele não tinha respostas,  o vazio interior e busca pelo esvaziar do eu, o levaram a sacrifícios corporais até perto da morte.
Neste tempo, com apenas 36 anos, apesar de adquirir um certo respeito pelos outros sadus mais velhos e antigos no asceticismo, parecia entender bem a hipocrisia humana,  e o engôdo de muitos destes “sábios” sadus. Parece ter sido isto a fonte da força que o humilhou, levando-o a ser diferente dos demais.
Na verdade, ele queria algo mais que sabia existir, que era possível na existência do seu eu presente, que podia alcançar o Nirvana, o paraíso dos deuses, sem precisar de outras indefinidas reencarnações.

Robson e Polynee Oliveira
Bradesco - Ag: 2212 / 8  =  C/C: 3404 / 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário